domingo, 3 de abril de 2016

Restauro do Timex FDD 3000

Bom,já á algum tempo que andava para pegar nesta beleza mas infelizmente só agora o consegui fazer e deixo vos algumas fotos do mesmo.
Devo dizer que foi graças ao vendedor SR.Daniel Furtado ,que me foi possível adquirir esta unidade,e acima de tudo o  meu muito obrigado por tudo e por alem da unidade em si, também o mesmo foi atencioso ao ponto de me arranjar as disquetes do sistema operativo ,coisa que depois de tantos anos penso que quase ja nem devam existir mais.
Comecei por remover o interior e dar uma limpeza geral no mesmo,depois começamos pelo inicio que é assim dizendo pelo interface.
O timex interface tem de estar ligado ao computador Timex 2048 ou 2068,ou ao Timex Terminal,como só tenho o timex 2048 tratei de ligar tudo e para minha surpresa ou não,o Timex interface estava morto e fazia com que o computador ficasse com o ecrã estranho e o reset não funcionava.
Dessa maneira tratamos de começar por ai e começar a gravar chips novos Pallice para o mesmo.

Timex interface:


Depois de reparado o interface ,foi testado novamente tudo e a questão do interface estava resolvida contudo a unidade mantinha-se constantemente com a luz ligada e não mostrava actividade das drives.
Passamos as Ram´s do FDD 3000

Após testar todas as 8 e colocar soquetes de substituição ,uma delas não estava funcional.

Podemos ver aqui assinalado a vermelho a nova já colocada.
Mais um teste e ....
Nada :/

Um dos problemas destas unidades era a ULA ou Uniersal Logic Array ,que era nada mais nada menos que uma compilação de chips lógicos ,assim sendo e não havendo substitutos ,passei para uma solução mais rápida testada por um camarada espanhol José Lleandro na sua pagina ao qual podemos ter acesso não só ao conteúdo dos chips Pallice como também a uma solução do mesmo para adaptar uma Ram muito mais acessível  e sem ter de usar lógicos nem 8 chips difíceis de encontrar.

Assim passei a começar a desenhar a nova placa segundo os seus esquemas e uma vez que não uso software Eagle ,desenhei integralmente a nova placa e fiz novo Prototipo.


Como já não fazia placas á algum tempo esta não saio nas melhores condiçoes mas vou tentar corrigir o que puder para ,pelo menos,fazer arrancar o mal fadado FDD 3000.

Alem de todos estes problemas ,detectei um mau trabalho de uma reparação anterior em que o uso de um ferro de soldar inadequado consolidou duas pistas da placa principal assim sendo ,tratei de restaurar a conectividade individual em ambas e passei ao próximo passo.
Alem deste trabalho todo foi gravado também novo pal chip na unidade principal ,passando assim de uma reparação rotineira a tarefa Herculiana :/


Próximo passo é acabar o Prototipo de memoria , testar e rezar para que finalmente o mesmo arranque :D

Aqui mais umas fotos do mesmo em fase de andamento...






Grande Abraço a todos.


Continua.....






2 comentários:

  1. Boa tarde. Tenho um ZX Spectrum 128K +2.
    Quando se liga aparecem vários quadrados de cores sobre fundo azul. Outras vezes aparece fundo preto com faixas verticais compostas por pequenos quadrados… Alguém sabe onde possa reparar?
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Tardes.

      O nosso Blog não se destina á reparação de hardware comercial é meramente informativo ,para colocar a sua questão aconselho registar-se no site Retromania.pt e colocar lá essa duvida.

      Cumprimentos

      JOSÉ GONÇALVES

      Eliminar